FILMES | NOTÍCIA

Eternos | Confira 10 Easter eggs e curiosidades

Eternos está carregada de referências e curiosidades que talvez você tenha deixado passar

Geraldo Campos 12 de nov. de 2021Atualizado em 12 de nov. de 2021

Eternos é um filme repleto de camadas, várias reflexões e contextualizações históricas diferentes. Com isso, várias Easter Eggs e referências surgem, e para que você não as perca de vista, a Misto se[arou dez delas para você conferir.

Asgardianos

Gilgamesh e King revelam que já conviverm com os Asgardianos, e que inclusive estiveram com Thor enquanto este ainda era só uma criança, e nem mesmo era digno de Mjolnir.

Eros (Starfox)

Além de comentar sobre Thanos e sua batalha com Os Vingadores, o filme ainda apresenta seu irmão, sua contra-parte, chamado de Eros. Nas HQs ele chegou a ser prisioneiro de Thanos, enquanto este governava o planeta Titan. Vale lembrar que Thanos vem do grego Tânatos, Deus da morte na Grécia antiga, e Eros, em grego significa Amor e/ou desejo.

DC Comics

Ficam ao longo do filme pelo menos duas referências do Batman e do Superman bem gritantes. Uma delas é quando Ikaris e Sersi vão visitar Phatos. Essas referências soam bem cômicas, visto a real similaridade entre os poderes dos personagens da Liga da Justiça e dos Eternos.

Cavaleiro Negro

O tio com quem Dane está brigando no começo do longa se trata de Nathan Garret, que já assumiu nas HQs o manto de Cavaleiro Negro, manto esse que é passado de geração em geração.

Artefatos

Makkari é colhecionadora de artefatos históricos. Logo quando a equipe se junta e se reencontra no Domo, é possível ver que Makkari, depois deles eliminarem os Deviantes, dedicou sua vida ao conhecimento literário e, sobretudo, colecionar antiguidades. Dentre elas estão a Excalibur, Tábua de Esmeraldo, textos antigos, entre outros.

Jack Kirby

Esse foi o primeiro filme creditado somente ao Jack Kirby, com a ausência do nome Stan Lee ao lado. De fato, todo o repertório dos Eternos, Deviantes e Celestiais, foi criado somente pelo "Rei dos Quadrinhos", que deste o começo, na verdade, não queria que seus personagens compartilhassem do mesmo universo que os heróis da Marvel.

Livro Sagrado

Quase ao final do filme, quando Makkari e Druig estão conversando, ele pergunta para ela como convencer os Eternos, que estão em outros planetas, de se libertarem dos Celestiais, e impedirem o nascimento de novos. Utilizando uma referéncia bíblica ela diz que eles conheceram a verdade, e a verdade os libertará, bem como disse Jesus Cristo em João 8;32: "Conhecereis a verdade, e a verdade vós libertará".

Tenochtitlan

Num dado momento do filme, quando os Eternos supostamente eliminam todos os Deviantes da Terra, é mostrado uma cidade nativa da região do atual México sendo totalmente devastada por Europeus. Essa é a cidade de Tenochtitlan, capital da antiga civilização Asteca, que cultuava, sobretudo, o Deus da Guerra.

Gênero dos Personagens

Alguns personagens da equipe dos Eternos tiveram são gênero trocados em relação às estórias originais das HQs. Dentre eles estão Makkari e Duende, que nas bancas de jornais são homens, e não mulheres como é apresentado no filme.

Blade

Na última cena pós-crédito, quando Dane Whitman encontra a Espada do Ébano, surgi uma voz perguntando à ele se ele tem certeza do que está fazendo. Muito se acredita que a origem desta voz vem de Blade, sim, o caçador de vampiros, que também receberá um filme futuramente pelo MCU.