FILMES | NOTÍCIA

Adão Negro | O que a DC tem por agregar ao seu universo com este filme?

Novo Teaser de Adão Negro apresenta novas informações do anti-herói e instiga a curiosidade do que está por vir

Geraldo Campos23 de out. de 2021Atualizado em 23 de out. de 2021

A DC Fandome foi um prato cheio para os fãs DC, que logo de cara revelou um teaser inédito de "Adão Negro". Apesar do personagem ainda não ser de conhecimento do grande público, "Shazam!" já preparou parte do terreno para receber o vilão interpretado por Dwayne Johnson, entretanto, o diretor Jaume Collet-Serra tem uma missão não tão simples em introduzir o novo personagem, e o tom que ele agregar ao filme fará total diferença.

Contraste entre "Shazam!" e "Adão Negro"

"Shazam!", lançado em 2019, foi um filme bem leve, que procurou divertir e trabalhar numa relativa zona de conforto, em que a dramatização de Billy Batson fosse algo contido e digerível. O ideal seria esperar completamente o contrário de "Adão Negro".

Jaume Collet-Serra possui experiência em filmes de terror, porém, um de seus últimos trabalho, "Jungle Cruise" para a Disney, que inclusive conta com Dwayne no protagonismo, tem uma pegada leve e aventuresca. Esse formato seria saudável para a DC e o universo de "Shazam!"? Muito provavelmente não, e ao que parece, não é isso que o teaser, felizmente, tenta entregar.

Adão Negro precisa mostrar no que ele se diferencia de Shazam!, justificar por que todos devem teme-lo e principalmente impor isso ao Billy.

Um filme que for jogar como "Venom" sairá perdendo. É algo que deva receber algumas influências de "Coringa", mas encontrar sua própria cara para estabelecer Adão Negro como uma real ameaça, impiedoso e, ainda, conquistar certa simpatia com o público de forma que seus atos maléficos sejam explicados, porém, e de forma alguma, justificáveis pela própria perspectiva do filme. Esse será, muito provavelmente, o maior desafio do longa.

Claro que não se espera um filme de terror, e sim um personagem que se leve a sério, com um roteiro que não aposte na comédia para se desenvolver. Um filme que saiba explorar a mitologia egípcia, e tenha um cunho político presente, tendo em vista a relação de Adão com o país de Kahndaq.

O Universo Místico da DC

A DC vem trabalhando seu universo místico lentamente. "Mulher Maravilha" não deixa de ser parte dele, bem como "Shazam!", mas "Adão Negro" estará mergulhado na magia, considerando Ísis e, sobretudo, a presença do Senhor Destino. Outros detalhes que mostram o interesse da DC em seu repertório sobrenatural está presente desde seu investimento nas animações, como Liga da Justiça Sombria, e os fortes rumores sobre uma sequência de "Constantine" e um filme solo de Zatanna.

De qualquer maneira, também estão confirmados em "Adão Negro" o Gavião Negro, Emaga-Átomo e Ciclone, compondo junto com o Senhor Destino a Sociedade da Justiça, que em algum momento deve enfrentar Adão Negro e posteriormente devem se aliar para combater algo ainda mais poderoso.

Esse "algo" ainda mais poderoso pode ser o Senhor Cérebro, que aparece nas cenas pós-créditos de "Shazam!" ou o Rei Gelado, que possui relação significativa com o passado de Adão Negro. Pode ser até, que esses dois vilões apareçam concomitantemente.

Ísis pode ter papel fundamental também como par romântico de Adão Negro, assim como nos Quadrinhos. Esse pode ser o elemento que mais aproxime o personagem ao público, o que, na realidade, tendo em vista o ator, o filme já começa com o pé na frente, desde que não venha a errar o tom.

Novos super poderosos

Adão Negro deve demonstrar toda a sua brutalidade, como já visto no teaser em que, o anti-herói, praticamente desintegra um ser humano. Imaginar esse personagem em combate contra o Shazam e/ou Superman, é no mínimo instigante.

Nesse quesito, a escolha desse filme, tendo em vista a presença da Sociedade da Justiça, pode ter sido uma ótima maneira para explorar personagens super-poderosos e místicos que cercam este Universo, abrindo o leque para além dos integrantes "A" da Liga da Justiça que já veem sendo trabalhados, como Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha e Flash.

Nesse pacote de novos personagens, outro que merecerá atenção é o Gavião Negro, visto que sua relação com a origem dos poderes de Adam é extremamente próximo, e eles se conheceram na encarnação passada de Gavião no Egito.

Aproveitando o gancho, vale lembrar que ano que veem também estreia o filme do Flash. Dificilmente a Warner fará alguma referência explicita de Flash no filme de "The Rock", mas uma coisa vale ser dita, a DC não está jogando aleatoriamente; de forma alguma. Uma "pitada" de multiverso pode ser citado aqui ou ali por alguns dos personagens de Adão Negro, para que no final do ano seja completamente explorado através Força de Aceleração.

Toda a história da DC sempre esteve muito atrelado ao conceito de Multiverso, esse, que pode ser explorado tanto pela ciência, quanto pela magia. Fiquem ligados!